PLENO DE VAZIO

Que estranha figura faziam dele, ou fazia ele de si, a ponto de convencer os outros que era esquisito mesmo? Ainda não defini. O que importa é que era um homem aparentemente comum! Uma composição dócil e agradável “de se ver”, mas (sempre tem um mas), vivia num mundo à parte. Todo seu! De olhar vago, fixo. Nunca em ti, sempre no nada. Ou seria naquele ponto que abrange tudo, como a contemplar um horizonte? Ao olhá-lo tem-se a impressão que transpassou a linha tênue do ser e do estar. Ele “estava” presente, mas tinha-se a sensação de que nunca “era” o “todo” que se mostrava ali.
Assim era João, que entrou na sala em tons de lilás, onde sua mãe o esperava. Mulher agradável, de olhar penetrante, segura do que almeja alcançar. Almejava seria o tempo certo do verbo pois nem tudo alcançou como, ao longo de 37 anos de vida do filho, entender seu mundo íntimo. Também não procurou os recursos para tal. Nem para desenvolvê-lo para o mundo ou ele para ele mesmo. Estava tão inacessível a ela hoje quanto ao nascer. Aquele bebê rosado e careca que ela não compreendia nem o olhar nem os choros inconvenientes durante o chá. Mas o amava. Construíram laços de amor. Amor sem abraços. Com tolerância máxima e o mínimo de sorrisos trocados. João conhecia da mãe apenas os contornos da face, sem olhos nos olhos. Não saberia dizer se era gorda ou magra, alta ou baixa. Conhecia o contorno da face porque a olhava de soslaio quando esta se acreditava fora do alcance do seu campo de visão. Ela se fazia distraída fingindo não perceber. Nestes momentos que surgiam os poucos sorrisos. E só!
Quando Diana morreu, João sumiu no mundo, nem no enterro apareceu. Aventa-se a hipótese dele não ter existido. Mas não! As fotos dele, em várias fases da infância, encontradas embaixo do travesseiro dela atestam que nasceu e sobreviveu. A dúvida será sempre: Até quanto?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s